PRÉ-CONVOCAÇÃO PARA CANDIDATURAS DE FINANCIAMENTO ADICIONAL NO ÂMBITO DOS CENTROS DE ENSINO SUPERIOR AFRICANOS DE EXCELÊNCIA (ACE II AF)


Em colaboração com os governos de Gana, Malawi e Moçambique, o Grupo Banco Mundial (GBM), o Conselho Interuniversitário para a África Oriental (CIUA) e o Fórum Universitário Regional para Capacitação em Agricultura (RUFORUM) estão lançando conjuntamente uma Chamada de Propostas no âmbito do Projecto dos Centros de Excelência do Ensino Superior da África Oriental e Austral (ACE II). Esta iniciativa faz parte da preparação de um projeto proposto de Financiamento Adicional ACE II a ser revisado pelo Conselho do GBM em maio de 2022. O principal objetivo do projeto proposto é fortalecer os vínculos entre as universidades dos países participantes e as necessidades do setor agrícola regional por meio do fortalecimento ( i) educação e formação agroalimentar reforçada com abordagens transdisciplinares e investigação aplicada; (ii) vínculos universitários com o setor agrícola regional – suas prioridades, necessidades e partes interessadas; e (iii) parceria universitária com entidades públicas e privadas ligadas à agroalimentação dentro e fora da região.

O ACE II AF é resultado de amplas consultas com os governos de Gana, Malawi, Moçambique por um lado e IUCEA, RUFORUM por outro. Seis áreas-chave de lacunas regionais foram identificadas e priorizadas para este Projeto: (i) agronegócio e empreendedorismo; (ii) sistemas agroalimentares e nutrição; (iii) análise da política agrícola; (iv) gestão de riscos agrícolas e mudanças climáticas; (v) inovações rurais e extensão agrícola; e (vi) análise estatística, previsão e gestão de dados. O Projecto apoiará os governos dos três países participantes a abordarem colectivamente os desafios nas áreas de lacunas acima mencionadas (a) selecionando Centros Africanos de Excelência (ACE) através de um processo competitivo e transparente de instituições de ensino superior existentes que têm certa capacidade de investigação e formação em agricultura; (b) fortalecer as universidades selecionadas por meio da profissionalização da liderança e da gestão, agilizando a administração e capacitando o corpo docente, para produzir uma excelente formação e pesquisa aplicada que possa atender às necessidades de pessoal altamente qualificado e transferência de conhecimento para o setor agroalimentar; (c) construir redes entre essas instituições para promover a colaboração regional, fomentar parcerias com outras instituições, incluindo indústrias para treinamento e pesquisa aplicada para produzir soluções inovadoras com impacto real no desenvolvimento; e (d) desenvolver uma cultura de orientação para resultados e responsabilidade na gestão institucional por meio de um financiamento baseado em desempenho mecanismo. Como um projeto regional, o ACE II AF será governado por seu Comitê Diretivo Regional (RSC) e facilitado por sua Unidade de Facilitação Regional (RFU).

Os ACEs serão selecionados por meio de um processo competitivo e transparente. As propostas submetidas serão avaliadas por um Comitê de Avaliação Independente e o RSC tomará a decisão final de seleção. As instituições interessadas devem atender a todos os seguintes critérios de elegibilidade: (i) ser dos países participantes; (ii) oferecer programa(s) de doutorado ou demonstrar disponibilidade para oferecer programa(s) de doutorado; e (iii) ter programas em pelo menos duas áreas disciplinares relacionadas a uma das áreas de lacuna regional. Espera-se que as propostas incluam os seguintes elementos: Reforçar a capacidade de fornecer treinamento regional de alta qualidade em agricultura para enfrentar os desafios em pelo menos duas áreas de lacunas importantes; a) aumentar a capacidade de enfrentar desafios emergentes, como o COVID-19, b) aumentar a capacidade de fornecer pesquisa aplicada para enfrentar o(s) desafio(s); c) a força da parceria (nacional e internacional) e a capacidade de construir redes e oferecer capacitação para TVET e outras Instituições de Ensino Superior; d) construir e fortalecer a colaboração acadêmica nacional, regional e inter-regional para elevar a qualidade do ensino e treinamento agrícola superior; e) parcerias com instituições agroindustriais relevantes que lidam com processamento, armazenamento e distribuição de produtos agrícolas f) construção e uso de parcerias indústria/setor para aumentar o impacto do projeto no desenvolvimento e aumentar a relevância desses centros de ensino e pesquisa ; g) aprimorar a governança e a gestão do ACE e das universidades participantes para melhorar o monitoramento e a avaliação; e h) demonstrou evidência do envolvimento da universidade candidata, bem como a sua vontade de assumir um papel de liderança na transformação da agricultura no país alvo.

As instituições de ensino superior das Repúblicas do Malawi, Moçambique e Gana interessadas em participar no programa devem enviar a sua Manifestação de Interesse através do seguinte link até 31 de janeiro de 2022

Para mais informações contacte o Dr. Jonathan Stephen Mbwambo, email: jmbwambo@iucea.org  ou Prof. Majaliwa Mwanjalolo, email: m.majaliwa@ruforum

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: